domingo, 10 de outubro de 2010

O Barcelona


 Barcelona é uma cidade linda. As obras de Gaudí dão ainda mais brilho para a capital Catalã.

A Sagrada Família foi feita por um gênio. Eu que não sou muito ligada a igrejas, religião, santos, etc... Fiquei paralisada diante da grandiosidade e genialidade da Catedral. Foi uma das coisas mais lindas que vi na Espanha.

Pela cidade, bandeiras da Catalunha e pouca coisa da Espanha. Em uma loja e outra, até encontrei o uniforme da Seleção campeã do mundo com o nome: David Villa. Facinho, facinho é encontrar a camisa do Barça. E em dia de jogo, a cidade e os turistas vestem a camisa azul e grená.

Em cada esquina uma loja oficial e a cada duas lojas, lojinhas de souvenirs com produtos oficiais do Barcelona. É uma coisa impressionante!!! É um marketing sensacional, praticamente uma lavagem cerebral.

Fiquei encantada com a cidade, com o time e quis sair comprando tudo que via pela frente.

Comprei a camisa de treino do Barça, rosa, linda. Para minha irmã, comprei a camisa do Piqué, de segunda linha, não oficial, mas paguei 35 euros, uma camisa oficial custa 80 euros, para meu pai um boné e mais um ímã, o cachecol e meu copinho de “pinga” que faço coleção.

Confesso que toda vez que entrava em uma loja do Barça tinha a vontade de comprar TUDO. Tive que fazer o maior esforço e me segurar...

No dia do jogo contra o Sporting de Gijón, fomos até a loja que fica no Camp Nou. Uma Botiga enorme! E lá fiz a festa com as fotos... Estava totalmente no clima no Barça e não via a hora de pisar na arquibancada e gritar: BARÇA!!

Enfim, pisei na arquibancada do Camp Nou. Coração a mil por hora. Na minha frente os melhores jogadores do mundo, incluindo o Messi, que desfalcava o Barça, mas que pisou no gramada para receber mais um prêmio.

Senti vontade de chorar. Era um sonho que estava realizando. As cores do Barça são lindas, o futebol do Barça é alegre, sou fã do Iniesta, Puyol, David Villa, Messi.... Que sensação gostosa ver o Barça de perto. Sensação boa assim, só quando a Lusa entra em campo.

Mas tudo desabou quando comecei a analisar a arquibancada.

Estava no maior estádio do mundo, cinco estrelas classificado pela FIFA. Mas e a torcida?

Uma torcida fria! Com um bando de engravatados e muito turista!!!  Meia dúzia de torcedores atrás do gol cantando e o resto aplaudindo a cada cagada do Maxwell ou a cada erro dos jogadores do Barça.

Qualquer torcida do Brasil dá de 1000 na torcida do Barcelona, time que mais vende camisas no mundo! E a torcida da Lusa dá de milhões na do Barça.

Na me arrependo nenhum minuto de ter gastado 69 euros no ingresso, porque desde do momento em que comprei a entrada, meu coração bateu mais acelerado, mas foi um sensação totalmente broxante de ver um Barcelona apático e uma torcida sem graça.

O Barça ganhou por 1 a 0, gol do Villa. Continuo achando o Barça sensacional, mas acho que não é mais meu time preferido na Espanha. É o meu time preferido da Catalunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário