quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O País Campeão do Mundo

Mais de 50 horas dentro de alguns aviões, menos de 24h dentro dos trens, muitos metrôs, ônibus e muitos quilômetros a pé.

Foram mais de 10 bolhas em cada pé, uma dor insuportável, cansaço diário que não dá para disfarçar nas fotos, inchaço nos pés, no corpo, dor de cabeça e no bolso... Enfim, conheci o país que ganhou a Copa do Mundo.

Foi o dinheiro mais bem investido da minha vida. A Espanha é linda e respira futebol.

Em Barcelona, em poucos lugares você vê a bandeira espanhola, mas em muitas janelas está exposta a bandeira catalã. O orgulho de ser catalão e torcer para o Barcelona é grande. Mas dentro de campo a torcida é fraca. Diria que a torcida do Barça é broxante e decepcionante. Qualquer torcida do Brasil dá de mil a zero na do time comandado pelo Guardiola. As pessoas assistem futebol como se estivesse vendo um teatro. Deve ser fácil jogar no Barcelona, a torcida não cobra raça e determinação, se fosse  meu time eu pularia no pescoço de meia dúzia de jogadores cobrando mais empenho.

Em Valência, torci para o Levante diante do Real Madrid, e um empate foi uma vitória para o segundo time da cidade. Valência vivia a expectativa para o jogo entre Valência X Manchester United, pela Champions League. O jogo aconteceu um dia depois que passei pela cidade. Em Valência também acontecia a exposição da taça da Copa do Mundo, com uma fila quilométrica de pessoas vestidas com camisas com os nomes Torres e David Villa. Todos queriam tirar fotos com a taça. Claro que eu não entrei na fila, pois meu país já tem cinco troféus e um já foi até roubado e derretido.

Em Sevilha, descobri que a cidade é a que mais tem a cara da Espanha. Cidade muito quente, clima de tourada e paella e procurei muito por alguma coisa do time do Luis Fabiano e não consegui nada. A cidade estava no clima da Huega Geral, show do U2 e não ouvi falar de futebol pela região. Engraçado que em alguns pontos dá para perceber a forte presença do franquismo.

Já em Madrid pude conhecer o belo Museu do Real Madrid e assistir o jogo do time do Mou contra o Desportivo La Coruña. Peguei a maior chuva, passei o maior frio, mas vi a primeira goleada da era Mourinho...

Fiz um belo tour pelo país que ganhou a Copa do Mundo. Espero que em 2014, um país tão bacana quanto a Espanha vença e que eu possa conhecer a cultura do próximo campeão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário